A morte é um processo natural de todo ser humano, por esse motivo decidir entre cremar e enterrar o corpo do ente querido é algo que deve ser levado em consideração.
Geralmente a primeira opção de muitas famílias acaba sendo o enterro, isso acontece na maioria das vezes por questões financeiras.
Mas, ao contrário do que muitos dizem cremar pode ser uma opção barata a longo prazo.
Para você entender melhor sobre as duas modalidades a Vila Alpina Cemitério, resolveu escrever esse post. Vale a pena ler!
Vantagens de cremar e enterrar
Como dissemos acima o processo de cremação continua sendo visto como uma prática não muito comum entre as pessoas.
O principal motivo disso é acreditar que o valor do serviço é mais alto que o do enterro. Mas, para falar a verdade essa afirmação não está correta.
Falamos dessa forma porque para realizar um enterro é necessário pagar inúmeras taxas, inclusive com o passar dos anos.
Esses valores são cobrados referente às taxas de manutenção do jazigo, exumação, compra ou lotação de espaço no cemitério, entre outros custos.
Veja agora as principais diferenças:
Cremar
A cremação ao contrário que muitos dizem é uma prática moderna e bem mais econômica, principalmente com o passar do tempo.
Sabe, porquê? Uma vez que é realizada a cerimônia as cinzas do ente querido são entregues a família depois disso não há mais o que fazer ou solicitar.
Outra vantagem desse processo é que o ato cremar pode reduzir a superlotação nos cemitérios, que a cada dia que passa estão com os espaços mais escassos.
Esse procedimento possibilita também o ato de dispensar as cinzas em um lugar importante para a pessoa.
Saiba como funciona o Processo de Cremação
Enterrar
Escolher a opção de enterrar pode ser a melhor decisão se a família for proprietária de um jazigo. Dessa forma, boa parte das despesas iniciais serão reduzidas.
Cemitério Vila Formosa | Conheça este lugar de paz
E, como é feito cada processo?
O processo de cremar e enterrar são bem distintos, mas é importante que você saiba que os dois permitem uma despedida digna.
O ato de enterrar um corpo consiste primeiro em fazer o velório do falecido por determinado período, que pode variar muito de acordo com a causa da morte.
Já na cremação normalmente os corpos são levados para o velório em algum cemitério e depois o mesmo é levado para o crematório.
Quando a cremação é iniciada, ela pode durar até 03 horas, por conta do peso e tipo de caixão.
Durante processo a família pode preparar homenagens, incluindo discursos, músicas, entre outros.
Frases de luto | Seja um ombro amigo de quem perdeu um ente querido
Já conhece a Vila Alpina Cemitério? Nós atendemos em todo o Brasil e possuímos uma equipe que presta um atendimento emergencial de 24 horas!