Você sabia que o cemitério Vila Alpina ou São Pedro, como você preferir chamar é um dos mais procurados na capital?
Localizado na zona Leste, ele é uma referência na cidade e é considerado a terceira maior necrópole da capital paulista, perdendo somente para o cemitério da Vila Formosa e Nova Cachoeirinha.
Tornou-se muito conhecido porque nele estão sepultados os treze corpos não identificados da tragédia do edifício Joelma, incêndio ocorrido em 1° de fevereiro de 1974.
Todo esse status é por conta dos serviços que nele são oferecidos, como o seu crematório que é denominado como um dos maiores do mundo.
Infraestrutura do Cemitério Vila Alpina
Com funcionamento de 24 horas, atualmente, realiza em média 20 velórios por dia, que podem durar algumas horas ou ir até o limite máximo de 24 horas, dependendo de cada situação e se o serviço funerário autorizar.
Suas 12 salas de velórios foram reformadas, conta com uma capela, estacionamento gratuito, banheiros e carros elétricos para transportar o corpo e as famílias no momento do sepultamento.
Além de melhorias na ventilação do local, remanejamento na administração, criação de uma nova sala de recepção e realização de pintura.
Crematório
Junto dele encontra-se também o Crematório Vila Alpina, localizado no Jardim Avelino na zona leste de São Paulo.
O crematório Vila Alpina foi implantado em 1974, ele é pioneiro na América Latina e é considerado um dos mais importantes do Brasil.
Em sua estrutura existem 3 câmaras frias para conservação de corpos e 2 fornos crematórios.
O espaço oferece uma sala para cerimônias ecumênicas onde familiares e amigos dispõem de 10 a 30 min para as últimas despedidas com apresentações de coral, orações alocuções, músicas sacras ou profanas.
As cinzas ficam no Crematório Vila Alpina à disposição da família por 30 dias, após esse período, caso a família não procure, as cinzas são respeitosamente esparzidas pelo jardim do próprio Crematório da Vila Alpina.
Ao longo dos anos o Crematório Vila Alpina tem sido muito procurado e estima-se que são realizadas 25 cerimônias por dia.