A acupuntura é uma das soluções da medicina chinesa para uma série de problemas de saúde, sem o uso de medicamentos.
Hoje, o Vila Alpina Cemitério fez um artigo especial para todos aqueles que sempre tiveram dúvidas sobre esse tratamento, que já é utilizado por muita gente e que teve eficácia comprovada em diversos casos.
Veja também: Como baixar a febre através de medidas caseiras e sem medicamentos
O que é a acupuntura
A acupuntura é definida como a técnica das agulhas, que são espetadas em pontos estratégicos do corpo, de acordo com a doença que está sendo tratada.
Para quem fica com medo da dor proveniente das agulhas, uma boa notícia: a acupuntura é uma prática indolor.
Os tratamentos são realizados em clínicas especializadas e por profissionais que estudam a medicina chinesa, utilizando materiais descartáveis.
Normalmente, os pacientes começam a sentir a melhora dos problemas tratados depois de poucas sessões, o que faz com que esse tratamento seja considerado um dos mais eficientes do mundo.
Doenças que podem ser tratadas com a acupuntura
A prática é conhecida especialmente no tratamento de dores variadas, como as musculares, nas articulações e as dores de cabeça; de fato, milhões de pessoas pelo mundo já se submeteram a essa terapia para tratar de enxaquecas recorrentes e tiveram ótimos resultados.
Porém, é possível usar esse tratamento para a melhora de muito mais doenças, como os problemas estomacais, a bronquite, distúrbios hormonais e muitos outros.
Além disso, o paciente não precisa de encaminhamento médico para fazer as sessões de acupuntura: basta procurar uma clínica séria e que tenha boas referências.
Benefícios
Os benefícios da acupuntura são duradouros e podem ser desfrutados por pessoas de todas as idades; alguns são:
- Diminuição do estresse;
- Alívio de alergias de todos os tipos;
- Melhora do sono;
- Tratamento para diversas doenças agudas ou crônica
Na realidade, a acupuntura pode ajudar muito até pessoas que estão fazendo tratamento de doenças como o câncer, desde que seja combinado às medicações e procedimentos indicados pelo oncologista.
Vale dizer que, em caso de doenças terminais, muitos escolhem essa medicina chinesa como método paliativo de sintomas.
Até mesmo o emagrecimento pode ser favorecido por essa terapia, já que muitas pessoas acabam comendo puramente por ansiedade. Como a técnica melhora a saúde mental, ela também faz com que os pacientes deixem de recorrer à comida.
Como é feita a terapia
De acordo com a medicina chinesa, o corpo humano tem diversos pontos responsáveis por liberar substâncias no organismo e essas substâncias promovem equilíbrio, ajudando no tratamento de doenças.
A acupuntura serve justamente para estimular esses pontos: sempre que a agulha é espetada nesses pontos, ela faz com que essas substâncias sejam jogadas no corpo, tratando o problema em questão.
Os profissionais acupunturistas conhecem exatamente o ponto a ser estimulado que corresponde a cada parte do corpo; por isso, eles colocam as agulhas em áreas diferentes, de acordo com a reclamação dos pacientes.
Também pode te interessar: 5 Dicas para te ajudar a melhorar a imunidade
Medicina veterinária já usa a acupuntura
Não são apenas os seres humanos que se beneficiam da acupuntura: diversos animais já são tratados com a medicina chinesa para ficarem livres de muitas doenças.
Dentre os problemas que os veterinários podem minimizar com a acupuntura, destaca-se a hiperatividade e os problemas de coluna, muito comum em cachorros de grande porte, como Golden.
Gostou das nossas dicas? Deixe sua opinião nos comentários!
A equipe de especialistas do Vila Alpina Cemitério está pronta para te ajudar em um momento tão difícil como o da perda de um ente querido. Cuidamos de todo o processo de sepultamento, incluindo a parte burocrática.
Entre em contato conosco e consulte nossos serviços 24h.