Hoje, o desejo de ser cremado tem aumentado muito, mas você sabia que é necessário uma autorização para cremação?
O aumento dos crematórios e os benefícios desse procedimento, financeiramente e ecologicamente, tem feito a cremação se tornar cada vez mais procurada.
Mas, independente do motivo, se este é o seu desejo, é muito importante que essa decisão seja comunicada para os seus familiares ainda em vida.
Isso porque pode ser necessário que seus parentes tenham de autorizar a sua cremação.
Mas, para que você possa entender como funciona o processo e o que é essa autorização, separamos essa matéria com as principais informações.
O que é a autorização para cremação?
É necessário a emissão de uma autorização para cremação, porque quando um corpo é sepultado, por exemplo, ainda há probabilidade de analisarem o corpo futuramente, caso seja necessário alguma investigação futura, coleta de órgãos ou algum processo necessário para comprovação de determinados fatores.
Possibilidades, que no caso da cremação é totalmente inexistente! Por isso, a autorização é importante, ela garante que o corpo não será mais utilizado para nenhum fim.
Veja também: Quanto custa a cremação!
Como solicitar a autorização?
Segundo a lei brasileira, qualquer pessoa pode ser cremada, desde que a família autorize a cremação.
Se há o desejo da cremação, a pessoa ainda em vida, pode se dirigir a um cartório e solicitar a “Declaração de Vontade”, um documento deixando claro a sua vontade de ser cremada.
Essa autorização pode facilitar todo o processo, pois esse documento já irá servir como autorização para cremação, sendo necessário apenas o aval da justiça.
Quando a família necessita autorizar:
Caso não haja um documento assinado, essa autorização passa a ser decidida pelos familiares de primeiro grau, como, cônjuges, pais, avós, filhos, netos e irmãos.
O parente de primeiro grau deve ser maior de 18 anos e precisa das seguintes documentos: CPF, RG e documentos que comprovem o parentesco. Além dos documentos do falecido.
Mas, se acontecer de nenhum dos parentes de primeiro grau conseguirem resolver isso, caberá aos outros familiares ou amigos irem atrás da autorização no Poder Judiciário da cidade.
Nesse caso, também é necessário a Certidão de Óbito, uma Declaração do delegado não se opondo à cremação e um Boletim de Ocorrência (em caso de mortes violentas).
Cremação em casos de morte violenta
Em caso de assassinato ou mortes violentas, por exemplo, a cremação só será possível após alguns documentos específicos.
Essa liberação é importante para declarar que a tanto a Polícia como os médicos do IML já analisaram o corpo e fizeram a investigação necessária.
Isso porque depois da cremação, não tem como mais investigar e indicar a causa da morte.
Cremação para estrangeiros
Para estrangeiros, a autorização fica sob a responsabilidade da Justiça e, também, deve ser ser consultada a Justiça do país que a pessoa falecida pertencia.
Cremação, uma das melhores opções para o seu descanso de paz!
Se o seu desejo é a cremação após o falecimento, deixe a sua família avisada. Além disso, sugerimos que você vá ao cartório da sua cidade e faça a declaração, deixando documentado a sua vontade.
Essa atitude garantirá a sua última vontade e também evitará dores de cabeça no momento dos trâmites da cremação.
Outra dica é já deixar notificado se você será um doador de órgãos, essa é uma atitude nobre que também já pode ser declarada.
Mas, caso você seja um familiar que, infelizmente, perdeu um ente querido, nós sugerimos que você se atente aos documentos necessários.
Você também pode contar conosco, do Vila Alpina Cemitério nesta questão.
Nós possuímos uma equipe pronta para te auxiliar e te dar toda assistência nesse momento de dor e luto.
Oferecemos assistência completa e de qualidade em todos os trâmites, desde a autorização até à despedida final. Conte conosco!