Dentre os muitos sintomas de uma gripe ou infeção, um dos mais preocupantes é a febre, que apesar de ser uma maneira do corpo combater um agente invasor, pode causar sequelas graves ao paciente, por isso, é importante saber como baixar a febre.
O Vila Alpina Cemitério reuniu as principais informações sobre a febre e trouxe algumas dicas preciosas para lidar com esse sintoma sem ter que recorrer imediatamente aos medicamentos (em casos específicos). Confira:
Veja também: Entenda os sintomas do sarampo e saiba como se prevenir
O que é a febre e porque ela acontece
A febre é um sintoma muito corriqueiro de quem está com uma gripe ou com algum processo de infecção ou inflamação, servindo como um alarme para que as células de defesa intensifiquem a sua produção: com isso, o agente invasor do organismo é combatido.
Mesmo com uma funcionalidade muito importante para o sistema de defesa, a febre não pode atingir uma temperatura excessivamente alta: a partir dos 38 graus, começa a ser indicado o seu controle, lembrando que a temperatura apropriada do corpo humano fica entre 36 e 37 graus.
Quais são as complicações da febre?
Quando a febre está muito superior a 37 graus, o paciente começa a correr o risco de complicações, ainda que a sua causa seja uma simples gripe. Inclusive, essas complicações podem até mesmo levar à morte, em casos mais graves.
No geral, a febre descontrolada pode causar convulsões que deixam sequelas sérias no corpo humano. Dependendo da intensidade da convulsão e da vulnerabilidade do paciente, ela pode resultar na morte; os bebês, por exemplo, são bem sensíveis a um possível episódio de convulsão.
Além disso, a febre alta também causa muitos incômodos no corpo humano, começando pela sensação de calafrio e de mal-estar. Também é comum que pacientes com herpes tenham crises de infecção por causa da grande temperatura.
Como baixar a febre sem remédios
Nem sempre é preciso recorrer aos antitérmicos para baixar a febre: quando se trata de um aumento leve de temperatura, um banho morno já basta para normalizar a temperatura do corpo.
Em um primeiro momento, o paciente sentirá bastante frio, mesmo com a água morna; conforme a febre cede, ele passa a se sentir mais confortável no banho.
Depois, é indicado que essa pessoa coloque roupas limpas e que não se cubra demais: quanto mais cobertores e blusas, mais fácil fica da febre voltar.
Também é importante beber bastante água em temperatura ambiente, pois a água ajuda a normalizar a temperatura corporal.
Caso não seja possível colocar a pessoa com febre embaixo do chuveiro ou em uma banheira, uma alternativa é molhar alguns panos com água morna e colocar na testa do doente, que deve ficar deitado.
O método acima era muito usado na época da Idade Média e em regiões sem acesso a medicamentos e médicos, mas continua sendo muito eficaz. Dentro de poucos minutos, o pano que está na testa deve ser substituído por outro, também umedecido com água morna.
O processo precisa ser repetido até que a febre ceda completamente ou o bastante para que a pessoa consiga se levantar e tomar um banho.
Também pode te interessar: O que é uma funerária e quais serviços ela oferece
Quando é obrigatório recorrer aos medicamentos ou a um médico?
Apesar das opções acima ajudarem no combate à febre, há situações em que é obrigatório o uso de um antitérmico ou a busca por um médico. Uma delas é quando a temperatura já superou os 38,5, além de casos em que se tenha dor de cabeça e dificuldade respiratória.
A equipe do Vila Alpina Cemitério pode te ajudar em um momentos conturbados como a partida de um ente querido, prestando serviços que vão desde a parte burocrática até o sepultamento, de maneira digna e respeitosa.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços 24h.