Ter a imunidade alta é uma forma de se proteger de uma série de doenças transmitidas por vírus e por bactérias.
A melhora do sistema imunológico também faz com que os episódios de doenças crônicas fiquem mais espaçados: a asma, por exemplo, já que as suas crises são reduzidas quando o organismo está mais fortalecido.
Conhecer hábitos simples que melhoram a imunidade é fundamental para uma boa saúde. Por isso, fique atento para as dicas preparadas pela equipe do Vila Alpina Cemitério, pois elas podem ser valiosas no fortalecimento de suas defesas naturais.
Veja também: Como baixar a febre através de medidas caseiras e sem medicamentos
Aumentando a imunidade com medidas simples
1 – Realizar exercícios físicos regularmente
Durante a prática esportiva, três sistemas do organismo passam a trabalhar de modo mais intenso: o endócrino, o nervoso e o imunológico.
Isso significa que mais células de defesa são produzidas e, consequentemente, mais força o organismo tem para combater qualquer doença que se instalar.
É por isso que se deve adicionar a prática esportiva à rotina: pode ser duas vezes por semana, por exemplo. Nem é preciso de academia ou de atividades que exijam muito esforço: uma caminhada de meia hora já basta.
2 – Evitar o cigarro e a bebida em excesso
Tanto o cigarro quanto a bebida “poluem” o organismo, deixando mais difícil o trabalho das células de defesa.
Sendo assim, quem deseja ter uma imunidade mais alta deve deixar o cigarro e diminuir a quantidade de bebida alcoólica ingerida.
3 – Diminuir o estresse
O estresse é uma das formas mais potentes de se reduzir a imunidade: pessoas que estão em períodos muito intensos de ansiedade ou de atividades acumuladas, podem desenvolver gripes com mais frequência ou ser atacadas por vários vírus e bactérias, até mesmo causadores de doenças mais sérias.
Por isso, controlar os níveis de estresse é uma tarefa fundamental para preservar a saúde.
Há diversos mecanismos para conseguir esse controle, como meditação, religiosidade, hobbies, terapia, etc.
4 – Reeducação alimentar
As pessoas sempre lembram de reeducação alimentar quando elas estão tentando perder peso.
No entanto, a boa alimentação é uma grande amiga da imunidade alta, sendo muito importante consumir nutrientes adequados para que o corpo produza defesas.
É importante consumir alimentos que contenham própolis, zinco e ômega 3, por exemplo.
No caso do própolis, as farmácias vendem sprays e balas que ajudam muito na imunidade e que são de preços acessíveis.
5 – Beber água
A ingestão adequada de água faz com que o organismo funcione melhor, o que resulta em uma produção mais adequada das células de defesa. Por isso, é indispensável manter-se hidratado, mesmo nos dias de frio, ingerindo aproximadamente dois litros de água.
É importante salientar que a água nunca poderá ser substituída por outros líquidos, ou seja, mesmo que a pessoa beba muito suco, por exemplo, ela continuará com a produção de células de defesa afetada se não consumir os níveis corretos de água.
Para ajudar a ser mais disciplinado com a hidratação do corpo, existem alguns aplicativos gratuitos muito úteis que fornecem lembretes e ajudam a controlar a quantidade de água consumida a cada dia.
Também pode te interessar: Entendendo os sintomas do sarampo e como se prevenir
O Vila Alpina Cemitério possui uma equipe especializada, que pode te ajudar em um momento tão difícil como o da perda de um ente querido. Cuidamos de todo o processo, incluindo a parte burocrática.
Entre em contato conosco e consulte nossos serviços 24h.