O orégano é muito conhecido por ser um dos principais temperos do dia-a-dia de muita gente, mas você sabia que ele tem propriedades que vão além de realçar o sabor de um alimento?
Contando com propriedades antioxidantes, antimicrobiana e anti-inflamatória, essa erva pode ser usada na prevenção e tratamento de algumas doenças.
O Vila Alpina Cemitério preparou um artigo especial sobre o orégano, que lhe mostrará o quão valioso ele pode ser quando implementado em sua dieta.
Veja também: Temperos naturais para substituir o sal em suas refeições
Como o orégano pode ser encontrado e seus benefícios
Essa erva pode ser encontrada desidratada ou na forma de folhas frescas. Temos também as versões em pó ou em óleo, que é muito usado pela indústria de cosméticos.
O orégano é uma fonte de várias vitaminas, como as do complexo B e A, C ou K, sendo rico em zinco, ferro, magnésio, potássio, ômega 3, cálcio e por minerais que são os responsáveis pela saúde dos dentes e do coração.
Suas propriedades antioxidantes ajudam no combate de doenças degenerativas, como o Alzheimer. Além disso, ela auxilia na digestão, diminuição de dores musculares e ajuda a minimizar os ataques de asma.
Também podemos destacar a redução das inflamações, ajudando na recuperação do organismo nas doenças crônicas.
O orégano também é um ótimo aliado no combate ao câncer causado por um dano celular feito pelos radicais livres.
Esta erva também é aplicada no combate de alguns tipos de vírus ou de bactérias, que podem causar a gripe, os resfriados e as infecções urinárias, diminuindo a atividade desses microrganismos.
A erva também favorece uma perda de peso. Ela combate o fungo nas unhas. Fortalece o sistema imunológico, por ser um alimento rico em vitamina A e carotenos, que tem grandes poderes antioxidantes, acalmando também as vias respiratórias e fluidificando as secreções.
Para mulheres com muitas cólicas e ciclo menstrual irregular, o orégano também é um ótimo aliado, por ele ajuda na diminuição da cólica e na regulação do ciclo.
O sistema digestivo também é beneficiado por esse alimento, já que o orégano estimula a produção de enzimas digestivas. Por conter fibras em boa quantidade, a erva também ajuda as pessoas que querem evitar excessos nas refeições, por dar um aumento na sensação de saciedade no organismo.
Em relação ao sistema cardiovascular, o orégano também traz muitos benefícios. Graças ao potássio e o ômega 3, esta erva pode controlar a pressão arterial e auxilia o equilíbrio para os batimentos cardíacos, diminuindo o colesterol, prevenindo os coágulos de sangue e, pode evitar as arritmias cardíacas.
Dicas de como consumir o orégano
O orégano pode ser usado para temperar os alimentos, combinando muito bem com ovos, saladas, massas, pizzas, peixes e carnes.
Outra dica é utilizar essa erva tão poderosa fazendo um chá. O chá de orégano proporciona inúmeros benefícios e ainda é um incrível aliado para ajudar no emagrecimento.
Para fazer o chá de orégano, basta separar 1 colher de sopa de folhas de orégano e 1 xícara de água. O modo de preparo é o seguinte: aqueça a água até ferver. Depois, acrescente a colher de orégano, tampe e deixe abafar. Quando estiver morno ou frio, pode consumir.
Também pode te interessar: Benefícios do café para a saúde
Conte com os especialistas do Vila Alpina Cemitério para lhe ajudarem a organizar a cerimônia de despedida do seu ente querido, de maneira digna e respeitosa.